Historia da Cidade
O povoamento de Itapaci originou-se nas terras das fazendas Barra e Água Fria, região anteriormente habitada pelos índios “Canoeiros” e “Curuxás”, de cuja existência restam vestígios, como escritas não decifradas, nas fraldas da Serra da Figura, a 20 km da sede municipal.
Em 1924, ali se fixaram José Ferreira Dutra e as famílias: Lemos, Adorneles, Andrade e outras, grupo pioneiro que passou a preocupar-se com a fundação do povoado. Com a doação de 10 alqueires de terras, por Domiciano Rodrigues Peixoto, à padroeira, para a formação do patrimônio, procedeu-se ao levantamento de um “cruzeiro”, doado por Abdias Dias da Silva, em 2 de julho de 1935, dando início ao povoado que recebeu o nome de “Água Fria”, da fazenda que lhe deu origem, e mais tarde de “Floresta”, em virtude das densas matas adjacentes.
Em plena mata de São Patrício, cresceu a povoação, obtendo a categoria de distrito em 31 de outubro de 1938, instalado em 15 de março de 1939, com a nova denominação de “Itapaci”. Em 19 de julho de 1945, pelo Decreto-Lei Estadual nº 55, transferia-se para o distrito a sede de “Itacê” (Pilar de Goiás), tornando-se município, instalado oficialmente em 11 de agosto do mesmo ano.
Seu ponto turístico, o único, é o Lago Azul. O prefeito atual é Francisco Olizete Agra que governa entre 2009 e 2012. Itapaci também e conhecido pela sua usina de cana de açúcar, Vale Verde, fundada durante o governo do ex-prefeito Rômulo de Oliveira, pois disponibilizou muitos empregos para a cidade. Ainda é uma cidade em expansão e conta com a ajuda de vários recursos.
Significado do Nome:
Que em tupi significa “Pedra Bonita”
Aniversário da Cidade:
11 de Agosto
Distâncias:
240 km da Capital.
Creditos:
Ferias Tur
Equipe O Belo e o Feio de Itapaci